O desafio de adotar novos "mindsets" nas empresas familiares
O conflito de gerações não ocorre simplesmente pela diferença de idade entre pais e filhos. Também não são somente as consequência de choques de personalidade e temperamento entre os mais velhos e os mais jovens. Existe uma série de outros fatores que provocam importantes divergências entre as novas e mais velhas gerações. Basta que imaginemos a realidade em que os nossos avós foram criados, sem televisão e sem Iphone.
A aceleração do desenvolvimento tecnológico, nos mais diversos campos, deixou suas marcas e o impacto foi tal que hoje já estamos vivenciando uma nova revolução iniciada no século XXI, denominada de Economia 4.0. O mundo dos negócios e as empresas foram em grande parte protagonistas dessa revolução, tendo por expoente as milhares de startups que nasceram ao redor do mundo, trazendo um modo de pensar e trabalhar totalmente novo.
A "simbiose" delas com as aspirações de vida das novas gerações também foram relevantes. Hoje, após alguns anos da revolução 4.0, podemos claramente diferenciar o que pertence à nova economia e o que ainda faz parte do mundo tradicional. Boa parte das empresas familiares ainda são tradicionais e necessitam buscar seus vínculos com a nova economia se pretendem continuar vivas. A base dessa mudança é o novo "mindset" que precisa permear a empresa. A maneira de exercer um novo tipo de liderança aceito pela nova geração, a estrutura organizacional que precisa buscar uma comunicação horizontal em detrimento da comunicação piramidal, o desenvolvimento de projetos por equipes multidisciplinares, a comunicação com o público consumidor através das diferentes canais de comunicação trazendo um novo modelo de testagem de ações de marketing, publicidade e por fim a importante proliferação dos " marketplaces" são alguns exemplos de caminhos a serem percorridos pelas empresas tradicionais para que possam integrar o mundo do novo. Os jovens, aí incluídos os herdeiros das famílias empresárias, se identificam com o novo e fazem parte da economia 4.0.
Se de um lado estão amarrados por laços familiares a negócios familiares, não se sentem mais motivados a desenvolver suas carreiras profissionais em ambientes tradicionais. Querem trazer o novo e se apoiar em tecnologias que se desenvolvem continuamente. Mas não basta apenas isso. Os fundadores e os empreendedores precisam criar um ambiente propício a este movimento, começando pelo novo mindset que deverá permear a organização. A empresa precisa acolher e estar de braços abertos para as novas gerações e suas ideias. Muitas famílias, não podendo transformar a natureza de seu patrimônio produtivo, deverão abrir espaço para que os jovens desenvolvam os seus próprios negócios que eventualmente poderão estar ou não ligados aos negócios da família. Também temos que pensar que os jovens estão destinados a assumir no futuro o controle dos negócios da família. Uma posição de Conselheiro deverá ser dada a eles desde cedo, para que possam conhecer aquilo que, por herança, será deles. Terão por desafio saber conviver dentro de duas realidades e fazer com que o tradicional não seja aniquilado pela realidade 4.0.
コメント